Veja 5 soluções para sua administração condominial

veja-5-solucoes-para-sua-administracao-condominial
7 minutos para ler

A administração condominial exige muita responsabilidade do síndico, afinal inúmeras situações podem se transformar em grandes problemas. Então, o que fazer para evitar que isso aconteça? Você precisa encontrar as melhores soluções de gestão, e de preferência que elas sejam integradas.

Mas você sabe o que realmente faz uma administradora de condomínios? Ela ajuda os síndicos a enfrentarem as dificuldades do dia a dia, como gestão financeira, administrativa e de recursos humanos. Também auxilia em questões mais pontuais, como falhas na comunicação e cobrança de inadimplentes.

Se você está enfrentando alguma dificuldade com a gestão condominial, confira como uma administradora pode ajudá-lo de acordo com suas necessidades!

Por que é importante contar com uma administração condominial?

Contratar uma administração condominial profissional significa ter o apoio de uma equipe inteira de especialistas que vai ajudar a resolver conflitos, propor melhorias e evitar ainda mais problemas. Porém, para encontrar as soluções mais adequadas, é preciso saber quais são as principais dificuldades enfrentadas em sua gestão. Vamos lá?

Relacionamento entre moradores

Um dos maiores problemas na gestão de condomínios é o desentendimento entre os moradores. Isso porque viver em comunidade é um grande desafio para as pessoas, e qualquer coisa pode ser motivo de brigas e aborrecimentos, como vizinhos barulhentos e animais de estimação.

Áreas comuns

A reserva das áreas comuns também pode gerar confusão nos condomínios. Pode acontecer de serem feitas reservas para o mesmo dia e horário de um espaço. Assim sendo, é papel do síndico adotar medidas para melhorar a boa convivência e estabelecer regras para evitar conflitos.

Comunicação

Outro problema frequentemente encontrado está relacionado com a comunicação. É essencial que o síndico saiba se comunicar bem com moradores e funcionários para evitar mal entendidos por causa de informações incompletas, mensagens de duplo sentido ou erros de digitação. 

Sem contar que sua gestão também precisa ser o máximo transparente possível, mesmo que seja difícil conciliar a vida pessoal com a de um síndico. Já que todo mundo está sempre conectado, o ideal é contar com as soluções digitais para melhorar e agilizar a comunicação.

Segurança

A segurança do condomínio e dos moradores e funcionários é outra tarefa que merece bastante atenção por parte do síndico. O cuidado deve ser com a contratação da equipe de segurança e do pessoal, seja próprio ou terceirizado. E os problemas não param por aí.

A gestão dessas equipes também é desafiadora, na medida em que é preciso cumprir com as leis trabalhistas, garantir o pagamento adequado e ainda controlar o serviço realizado por elas.

Quando contrata uma prestadora de serviços, o síndico precisa avaliar os recursos disponíveis, escolher um fornecedor e ainda acompanhar o resultado final do trabalho. Contudo, você não precisa fazer tudo isso sozinho, já que pode contar com o apoio de softwares de administração condominial e de uma administradora.

Inadimplência

Por fim, outro problema comum é a inadimplência entre os moradores, o que pode afetar negativamente sua gestão. Tal situação pode impedir que melhorias sejam feitas e, até mesmo, comprometer a saúde financeira do condomínio. Logo, saber como agir é essencial para não expor os devedores e ainda fazer com que cumpram com os prazos.

Você enfrenta alguns desses problemas? Se sim, então certamente precisa da ajuda de uma administradora de condomínios. Mas quais são as soluções oferecidas por ela? Descubra a seguir!

Como uma administradora de condomínios completa pode ajudar?

Veja como uma administradora de condomínios completa pode fazer a diferença na sua gestão condominial. 

1. Gestão administrativa

A gestão administrativa traz consigo uma grande sobrecarga para os síndicos, pois envolve muitas obrigações que podem inviabilizar operacionalmente um condomínio. Seja pelo mau gerenciamento dos recursos, pela ineficiência no controle de manutenções do imóvel, ou ainda pela má comunicação com os moradores e fornecedores.  

Para evitar que esses problemas possam ocorrer em sua gestão, você pode compartilhá-las com uma administradora de condomínios. Sua atuação pode interferir positivamente ao trazer mais facilidade em compras, contratos de conservação e manutenção, acompanhamento de obras e coordenação da comunicação interna.

2. Gestão Financeira

Para um bom gerenciamento, o síndico também deve se preocupar com o controle dos gastos, redução de desperdícios, entender de movimentação de contas bancárias e ter noções sobre aplicações de recursos financeiros para evitar que o condomínio se torne inviável financeiramente.

Mas você não entende nada de finanças? Não se preocupe. Pois essa é mais uma das soluções condominiais oferecida pelas administradoras. Oferecem suporte com elaboração de previsões orçamentárias, controle de pagamento de cotas condominiais, controle de contas a pagar e prestação de contas.

3. Gestão de assuntos jurídicos

Os serviços burocráticos são fundamentais para o bom funcionamento dos condomínios. Mas tornam a gestão ainda mais complexa e cheia de responsabilidades. Contar com uma assessoria jurídica oferecida pelas administradoras pode ajudar a evitar muita dor de cabeça. 

Dentre os diversos serviços de suporte que elas oferecem podemos destacar consultoria tributária, trabalhista e fiscal, processos judiciais e cobranças por inadimplência. Dessa forma, além de oferecer suporte jurídico para você, síndico, contribuem para manter o condomínio em dia com a legislação.

4. Gestão de recursos humanos

Os colaboradores são essenciais para o bom funcionamento do condomínio. Por isso, é essencial contratar pessoas qualificadas e com as competências necessárias para executarem as suas atividades e ainda tratar bem todos os moradores. Sem contar os cuidados legais e trabalhistas.

A gestão de RH oferecida pelas administradoras de condomínios pode ajudar na seleção, contratação, treinamentos e demissão de funcionários, elaboração da folha de pagamentos e dos encargos previdenciários. Também é possível ofereçam os serviços de controle, aquisição e distribuição de benefícios e muitos outros serviços.

5. Soluções condominiais integradas

A demanda por serviços como limpeza, portaria, zeladoria e segurança é mais uma das preocupações do síndico. Mas você também pode contar com a ajuda de uma administradora condominial que ofereça soluções integradas conforme a necessidade do seu condomínio. 

Então, que tal uma ajuda extra? Uma administradora condominial completa pode oferecer todos os serviços que você precisa e na maioria das vezes com os melhores valores devido à integração.

Precisando de ajuda? A Embracon Condomínios oferece um pacote de soluções completas de para auxiliar na sua gestão condominial que vão desde a administração, limpeza e conservação, segurança, financiamentos condominiais e cobrança garantida. Além disso, ela é a única administradora de condomínios que possui um cashback inteligente integrado direto na taxa condominial.

Quer saber mais sobre a gente? Entre em contato hoje mesmo e fale com nossa equipe de especialistas!

Você também pode gostar

Deixe um comentário