Quais as vantagens e desvantagens da vida em condomínio?

quais-as-vantagens-e-desvantagens-da-vida-em-condominio
4 minutos para ler

A vida em condomínio é, hoje, uma excelente alternativa de moradia para quem busca segurança e praticidade. Afinal, existe todo um cuidado por parte dos gestores que administram o local e, dessa forma, garante-se essas e outras necessidades importantes no dia a dia dos moradores. 

A convivência em um ambiente em que muitas pessoas compartilham várias áreas é algo que requer paciência e, principalmente, respeito por parte de todos. Por isso, é preciso que existam regras e que elas sejam seguidas pelos envolvidos.

Assim, tudo transcorrerá bem — sem maiores transtornos e desavenças. Diante disso, resolvemos relacionar algumas vantagens e desvantagens de morar em condomínio. Continue conosco e confira!

Vantagens de morar em condomínio

Mais segurança

Esse pode ser considerado um dos principais motivos que atraem muitas famílias para a vida em condomínio. Afinal, a maioria deles conta com um aparato de segurança que faz com que as pessoas se sintam totalmente seguras e protegidas. As empresas que administram os condomínios investem cada vez mais em tecnologias que garantem mais proteção nesses espaços. Confira algumas delas:

  • portaria 24 horas;
  • cerca elétrica nos muros;
  • câmeras;
  • segurança profissional;
  • sistemas de monitoramento;
  • alarmes.

Variedade de áreas de lazer

Hoje, é cada vez mais comum que os condomínios ofereçam muitas áreas de lazer. Dessa forma, as pessoas podem fazer diversas atividades, sem que tenham que sair do local onde residem. Quem tem filhos fica mais tranquilo, visto que as crianças fazem suas atividades esportivas por perto e em segurança.

Além disso, para quem não tem tempo para nada e muito menos para malhar, é uma comodidade e tanto poder se exercitar dentro do próprio condomínio. No mais, é normal encontrarmos nesses locais opções que incentivam à saúde e ao convívio social, como churrasqueira, saunas, parquinhos, salão de festas, quadras de esporte, academia, entre outras.

Valorização do imóvel

Por conta dos variados serviços executados pela administração dos condomínios — inclusive o de manutenção constante nas variadas áreas como hidráulica, elétrica, entre outras — a tendência é que os imóveis se valorizem, pois se mantêm muito bem conservados e, por consequência, vistos como um excelente investimento.

Socialização

Para quem gosta de participar de eventos sociais, vai amar a vida em condomínio. Isso porque, além das áreas de lazer, existem os eventos organizados pela administração, que tem por objetivo promover a socialização entre os moradores. Exemplos disso são: confraternização de fim de ano, festas juninas, festas de halloween, bailes de carnaval, etc.

Desvantagens de morar em condomínio

Possíveis problemas com barulho

As regras são essenciais para uma boa convivência em condomínio — isso porque muitos moradores não respeitam os vizinhos e, principalmente, a lei do silêncio. Dito isso, o que mais causa problemas é o barulho. Esse é um dos grandes desafios para os síndicos e um dos maiores responsáveis por muitas desavenças entre vizinhos.

Taxa condominial

Alguns veem a taxa condominial como uma desvantagem. No entanto, ela é proporcional ao conforto, segurança e recursos que o condomínio oferece aos moradores. Além disso, o morador vê seu patrimônio bem protegido e assegurado, e isso não tem preço.

Como visto no conteúdo, a vida em condomínio tem muito mais prós do que contras, não é mesmo? Principalmente, se o local é bem administrado, garantindo manutenções e cuidados regulares relacionados a várias questões.

Gostou deste post? Curta, então, nossa página no Facebook e tenha acesso a outros conteúdos relevantes como este!

Você também pode gostar

Deixe um comentário