O que são armários inteligentes e quais os benefícios para o condomínio?

4 minutos para ler

Você já ouviu falar em armários inteligentes? Trata-se de mais uma ferramenta tecnológica que contribui para a praticidade e segurança de um condomínio. Nesse caso, permite o recebimento de encomendas mesmo quando o morador não estiver em casa.

É comum que moradores passem pelo transtorno de terem suas compras online devolvidas por não estarem em casa no momento da entrega. Entretanto com os lockers inteligentes, esse aborrecimento chegou ao fim.

Quer saber mais? Continue com a gente e conheça tudo sobre essa ferramenta inovadora que monitora e armazena pertences pessoais!

O que são armários inteligentes?

Conhecidos também como lockers inteligentes ou smart lockers, esses armários são uma inovação no armazenamento e monitoramento de objetos pessoais. Pois funcionam por meio de dispositivos remotos ou comandos locais.

Diante disso, os condomínios passaram a adotar essa tecnologia, uma vez que os lockers inteligentes garantem praticidade, organização e mais segurança no recebimento de encomendas — tanto para a administração quanto para o morador.

Essa alternativa evita a devolução de compras, bem como a reclamação pelo não envio — muitas vezes contestada pelos comércios eletrônicos. Os armários inteligentes garantem a segurança de tudo o que for entregue para o morador. Portanto a retirada dos itens só pode ser feita pelo usuário por meio de biometria ou outros comandos preestabelecidos.

Como funcionam os lockers inteligentes?

Esses armários ficam alocados em uma central — em portarias no caso de condomínios — onde são monitorados remotamente por meio de imagens das câmeras do prédio. Funcionam de duas formas, dependendo do projeto. Confira:

  • o profissional, que faz a entrega, coloca a mercadoria no armário com o acompanhamento da portaria do prédio, e o próprio entregador deposita no local a encomenda. A entrega é comunicada automaticamente ao morador;
  • o armazenamento da mercadoria é feito pelo zelador que é auxiliado pela portaria remota. Esta libera a abertura do armário e envia um comunicado automático ao morador.

Quais são os benefícios dessa solução?

Essa é uma ferramenta criada para agilizar o trabalho do condomínio no recebimento de encomendas dos moradores, bem como para garantir que o produto seja recebido adequadamente. Confira as vantagens dessa solução!

Certeza do recebimento de encomendas

A garantia de que as encomendas vão chegar sem qualquer problema é uma grande tranquilidade. Além disso, os moradores são notificados e ficam sossegados por não haver a necessidade de estar em casa para receber os produtos.

Segurança

Ao chegar ao condomínio, a encomenda é guardada no locker inteligente e, a partir daí, só poderá ser retirada pelo morador. Esse processo ocorre por meio de senha, biometria, cartão de proximidade ou código de barra.

Dessa forma, é praticamente impossível que qualquer outra pessoa tenha acesso aos produtos, principalmente no caso de biometria. Por senha ou cartão, é possível a retirada por qualquer outra pessoa da família do morador.

Outra característica dos lockers inteligentes é a sua estrutura bem reforçada. São armários confeccionados com chapas de aço galvanizado que reduzem a possibilidade de arrombamento.

Toque moderno ao espaço

Esses armários são fabricados com diferentes designs e podem dar um visual bem moderno à portaria do prédio. Além disso, são extremamente duráveis e com acabamento feito por pintura a pó eletrostática, o que garante um belo visual ao móvel.

Como você pôde conferir neste post, os armários inteligentes são mais uma alternativa inovadora para tornar os condomínios mais seguros e práticos. Garantem mais tranquilidade nas entregas, que a cada dia ganham mais volume com a popularidade do e-commerce.

Gostou deste conteúdo? Gostaria de mais soluções inteligentes para o seu condomínio? Entre em contato com a gente acessando o nosso site e conheça melhor o nosso trabalho e tudo o que oferecemos aos nossos clientes!

Você também pode gostar

Deixe um comentário