O que é inteligência artificial e como aplicar no condomínio? Veja aqui!

6 minutos para ler

À medida que o progresso das ferramentas tecnológicas é uma crescente constância, é evidente que seus avanços não ficam restritos ao meio digital. A tecnologia é cada vez mais presente em nossas vidas e isso não seria diferente em ambientes, como condomínios. Muita gente não sabe, mas é crescente o uso de inteligência artificial em diferentes processos desse espaço. Desde portas automáticas e iluminação até distribuição de água — tudo é composto de tecnologia para facilitar e tornar as funções mais eficazes.

No entanto, você pode estar se perguntando: o que é inteligência artificial e por que ela é tão necessária agora? Neste texto, pretendemos responder às suas dúvidas e mostrar como essa tecnologia chegou para ficar. Confira!

O que é inteligência artificial?

Ao contrário de outras tecnologias que possuem uma existência específica, ou seja, são criadas para aperfeiçoar algum aparelho ou função, a inteligência artificial serve para melhorar outras tecnologias. 

Ela é uma ciência da computação em que o objetivo é desenvolver aparelhos, para que se tornem independentes da racionalidade humana. Sendo assim, esses dispositivos são feitos para imitar a nossa capacidade, não só de raciocinar, mas também de tomar decisões, aprender, elucidar problemas, etc.

Grande responsável pela automatização de diversos segmentos, a IA, como também é conhecida, é usada, tanto para análise de dados complexos quanto para o controle de grandes máquinas. Entretanto, ultimamente, essa tecnologia tem tornado a vida doméstica mais prática. 

Principalmente, por meio da Internet das Coisas, ela é capaz de fazer equipamentos domésticos serem digitais. Isto é, ela faz com que esses aparelhos sejam capazes de se conectar à internet e também a outros objetos, habilitando-os para ler e transmitir dados entre si.

A seguir, vamos mostrar, com mais detalhes, como essa parte da ciência da computação tem sido vantajosa para esse tipo imóvel. 

Como a inteligência artificial pode ajudar o condomínio?

Com o objetivo de tornar diversos processos mais eficientes, a automação via inteligência artificial pode fazer uma grande diferença na experiência dos moradores. Ela não só ajuda a aperfeiçoar, como também traz mais segurança. Aqui, resolvemos falar quais são as principais vantagens dessa tecnologia. Confira!

Maior controle de gastos

Os recursos da inteligência artificial não estão só voltados para eletrodomésticos e outros tipos de ferramentas. Eles também são utilizados para aperfeiçoar a captura e o monitoramento de dados financeiros. Com eles, é possível fazer análises e até prever o fluxo de caixa do prédio, ajudando a definir os gastos médios e a comparar com outros condomínios.

Isso proporciona um grande material, para que a administração defina um planejamento financeiro, avaliando as despesas com água, luz e funcionários. Além disso, são capazes de calcular o preço do aluguel, com precisão. Saiba que a falta de controle com os gastos pode ser responsável por desvalorizar o prédio.

Acionamento de iluminação

Uma das grandes vantagens de se utilizar a IA e, especificamente a Internet das Coisas, é a possibilidade de controlar alguns recursos fundamentais para o funcionamento do prédio, como a iluminação, por exemplo. Hoje em dia, existem mecanismos que permitem o controle das luzes, de forma inteligente.

Nesse caso, a iluminação tem sensores que identificam quando há alguém próximo e acionam as luzes automaticamente. Assim que a pessoa se afasta, elas são desligadas. Esse tipo de mecanismo, além de trazer um ar de modernidade ao prédio, oferece uma grande economia para o condomínio. Visto que as lâmpadas só são ligadas quando necessário, utilizando uma quantidade de energia específica.

Redução de custos com portas virtuais ou remotas

Outro exemplo de eficiência é a possibilidade de utilizar as portas com controle de acesso automático. Esse tipo de tecnologia é tão eficiente que o condomínio pode até dispensar o uso de porteiros, por exemplo. Trata-se de uma escolha que, além de reduzir o custo com funcionário, ainda traz mais segurança no acesso de pessoas ao prédio.

Como exemplo desse tipo de serviço, podemos citar a portaria remota da Embracon, que garante o monitoramento eletrônico durante 24 horas, por áudio e vídeo. Ela proporciona menos risco de acessos indevidos, tanto por parte de visitantes quanto de funcionários. A economia que essa iniciativa traz faz toda a diferença, para que a administração do prédio possa investir em outras melhorias para os moradores.

Identificação de vazamentos

Além da iluminação e a melhora da segurança com as portas remotas, outra grande contribuição que a IA fornece é em relação ao fluxo de água do condomínio. Esquemas de encanação podem ser complexos e até difíceis de serem inspecionados. Quais são as chances de, ao tentar identificar um vazamento, acabarem quebrando uma parede errada?

Porém, utilizando um sistema de medição, via radiofrequência, por exemplo, é possível analisar o fluxo da água e identificar, facilmente, os possíveis vazamentos. Isso poupa, não só o dinheiro com manutenções desnecessárias mas, também, o tempo de conserto.

Maior segurança

Já mostramos aqui como as portarias remotas trazem mais segurança — junte a isso a iluminação capaz de “sentir” quando há alguém próximo. No mais, outro aspecto que é aperfeiçoado pela incorporação da inteligência artificial são os mecanismos essenciais para a segurança do condomínio. Os elevadores, por exemplo, podem ser automatizados com a possibilidade de direcionar os convidados para o andar, automaticamente, a partir do momento em que eles informam a intenção. Outra questão é referente às câmeras com sensores de movimento, capazes de identificar indivíduos, mesmo em situação de baixa iluminação. 

Ao longo deste texto, podemos entender o que é inteligência artificial e como ela pode fazer toda a diferença para tornar melhor a experiência dos moradores. Contudo, devemos ressaltar que a sua implementação não pode ser realizada de qualquer maneira, e que é necessário a contratação de uma empresa especializada e de confiança para realizar o trabalho.

Nesse sentido, queremos falar sobre os serviços da Embracon Condomínios. Temos profissionais extremamente qualificados, que estão aptos a entender e estudar a estrutura e a necessidade de seu empreendimento, além de trazer diferentes possibilidades tecnológicas para aperfeiçoar o seu imóvel.

Quer saber mais? Então, clique aqui e conheça o que temos a oferecer!

Você também pode gostar

Deixe um comentário