Gestão de condomínio: como a criatividade ajuda a superar crises?

4 minutos para ler

Durante a gestão de condomínio, inúmeras situações que exigem criatividade e resiliência podem surgir no dia a dia. Então essa combinação de qualidades pode ser essencial para a superação de crises e para quem busca ter melhores resultados.

A criatividade é um recurso inestimável que nos auxilia a encontrar novas formas de executar tarefas e captar referências nos lugares menos imagináveis. Certamente gerar combinações criativas de ideias é muito valioso para elaborar estratégias e identificar falhas.

Já a resiliência ajuda a manter o foco na busca por uma solução, apesar das adversidades geradas por uma crise. É muito fácil sucumbir ao problema e deixar o pânico tomar conta, portanto a resiliência é fundamental.

Veja a seguir as principais formas de como a criatividade ajuda a superar crises na gestão de condomínio:

Comunicação com condôminos

O síndico precisa sempre fazer uso da criatividade e também da resiliência no contato com os condôminos durante um momento de crise. Há grandes chances de os ânimos estarem alterados, dependendo da natureza da situação. Qualquer tropeço nesse sentido pode agravar o cenário ainda mais.

É sempre válido personalizar a sua abordagem ao lidar com condôminos. Leve sempre em consideração as particularidades de cada um e adapte a sua comunicação para que eles se sintam realmente ouvidos.

Enviar pesquisas de satisfação sobre a gestão pode ser uma ótima ferramenta para medir o seu desempenho e pensar novas maneiras de gerenciar crises.

Combater a inadimplência

Um dos problemas que mais podem causar danos à gestão do condomínio é a inadimplência. É possível fazer uso da criatividade como síndico para encontrar formas, não só de se prevenir contra ela como também de remediá-la quando ocorrer.

Partir para uma solução mal pensada pode ser altamente desastroso para a gestão do condomínio. Assim o resultado será mais problemas e nenhuma saída para resolver o rombo no orçamento. Em vez disso, faça uso da criatividade e da resiliência para elaborar uma solução com calma.

Contratar uma empresa de receita garantida pode ser uma ótima solução para evitar transtornos com esse problema. Outra ideia é mostrar aos condôminos de maneira criativa o que o pagamento da taxa condominial gera de melhorias e manutenções no condomínio. Embora seja obrigatório por lei o pagamento da taxa, se o morador sente o dinheiro bem aplicado não terá relutância em pagar.

Enxugar gastos

Na intenção de manter o orçamento do condomínio sempre saudável, é preciso saber como enxugar gastos. Essa é uma parte muito importante de uma boa gestão de condomínio e ela pode ser otimizada com o exercício da criatividade.

Nem sempre a resposta mais óbvia é a melhor opção. Um olhar criativo permitirá enxergar alternativas para enxugar gastos que não causem um impacto negativo na gestão do condomínio e ajudem o síndico a alcançar os seus objetivos.

Ouça seus condôminos! Muitas vezes ideias criativas surgem de várias mentes pensantes. Quem sabe surge uma ideia legal para lidar com o caixa apertado?

Novas tecnologias

Ser criativo também permite que você tenha um olhar mais capacitado para enxergar soluções eficazes em novas tecnologias. É aquela facilidade de buscar o recurso certo para resolver uma crise tendo as novidades do mercado como auxiliares.

Cada vez mais surgem novidades no setor de inovação tecnológica para condomínios. Isso requer um olhar atento para saber o que aproveitar em qual situação. O aplicativo da Embracon Condomínios é um dessas soluções que ajuda na comunicação e gestão mais transparente do condomínio. Mas, existem outras tecnologias também como os mercados de autoatendimento para condomínios, Mural Digital para comunicação em elevadores, entre outros!

Como você pôde ver, a criatividade e a resiliência são elementos fundamentais para uma boa gestão de condomínio. Isso é particularmente valioso ao lidar com todo tipo de crise, bastando ser capaz de aplicar soluções inovadoras e eficazes.

Fique por dentro de todas essas ideias inovadoras que podem ajudar você em sua gestão de condomínio. Basta cadastrar o seu e-mail no blog e assinar a nossa newsletter!

Você também pode gostar

Deixe um comentário