Conheça 4 materiais de EPI obrigatórios em condomínios

4 minutos para ler

A administração de um condomínio envolve uma série de competências, como a gestão de funcionários, manutenção das áreas comuns e de lazer, limpeza e muitas outras atribuições que conhecemos bem. Aliás dentre elas, está o cuidado com a segurança dos colaboradores que executam determinados trabalhos e necessitam de materiais de EPI.

Sendo assim, é essencial que o síndico tenha um bom conhecimento sobre os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para saber em quais situações eles devem ser utilizados. São materiais, como luvas de segurança, capacetes, botas, entre outros que garantem a integridade física do trabalhador.

Neste artigo, vamos esclarecer para você quais são os materiais de EPIs que devem estar sempre ao dispor dos trabalhadores em um condomínio. Continue com a gente e confira!

Qual é a importância dos EPIs?

A obrigatoriedade dos EPIs não se limita a obras, como muitos pensam. Esses equipamentos também são utilizados em tarefas rotineiras que requerem cuidados, como limpar pisos molhados e recolher o lixo do local. Nessas e em muitas outras ações executadas pelos funcionários podem ocorrer acidentes, como escorregões e ferimentos com materiais perfurantes e tóxicos — daí a necessidade dos EPIs.

Fica a cargo do administrador ou síndico, portanto, informar e orientar os colaboradores do condomínio quanto à NR6, norma do Ministério do Trabalho que exige o uso de EPIs em situações de risco.

Cabe à empresa empregadora, que pode ser o próprio condomínio ou um estabelecimento terceirizado, a aquisição desses materiais, bem como o devido treinamento dos funcionários.

Quais os principais materiais de EPI em condomínios?

Para que não ocorram acidentes no condomínio, alguns equipamentos de proteção devem estar à disposição dos colaboradores sempre que forem necessários. 

Vale lembrar que a contratação de uma empresa terceirizada, como a Embracon, pode ser uma boa solução visto que a responsabilidade de fornecer os EPIs, bem como o devido treinamento é da prestadora de serviços.

Confira, a seguir, quais são os principais EPIs que devem estar à disposição em um condomínio:

1. Luvas de proteção

Em uma limpeza rotineira nas dependências de um condomínio, ninguém está livre de ter pela frente alguma substância que possa causar alergia. Daí a importância de, em qualquer situação, contar com a proteção das luvas.

Outro cenário de perigo, muito comum em condomínios é o descarte de lixo. Os funcionários se deparam, muitas vezes, com objetos perfurantes, como garrafas quebradas e outros materiais que muitos moradores descartam sem o devido cuidado. Em muitos casos, só são percebidos após o acidente. É outra situação em que o uso de luvas protetoras está indicada

2. Botas antiderrapantes

Os colaboradores de um condomínio convivem diariamente com muitas situações, entre elas a limpeza que envolve pisos molhados e escorregadios. É aí que entra outro EPI importante: as botas de borracha antiderrapantes que, nesses casos, protegem os funcionários de escorregões e consequentes quedas.

3. Máscaras e óculos de proteção

Esses dois equipamentos protegem os trabalhadores contra produtos com cheiros fortes que podem causar alergia, além de, em caso de contato, lesões nos olhos. Diante disso, o uso de EPIs como óculos e máscara de proteção são essenciais para evitar situações como essas.

4. Aventais impermeáveis

Esse item é essencial para funcionários que lidam muito com água, bem como aqueles que ficam expostos à chuva e a produtos químicos. Ele evita que a pessoa fique com a roupa úmida o dia inteiro, o que pode causar problemas de saúde, além de alergias quando existe o contato com produtos químicos. 

Portanto, é de suma importância a atenção à segurança dos colaboradores. Para isso, providenciar a aquisição dos principais materiais de EPI é fundamental para garantir a proteção de todos os envolvidos.

Gostou deste post? Entre em contato conosco e conheça essa e outras soluções que garantimos para o seu condomínio!

Você também pode gostar

Deixe um comentário