Condomínio: quais os principais cuidados nos períodos de chuva?

condominio-quais-os-principais-cuidados-nos-periodos-de-chuva
3 minutos para ler

Alguns cuidados nos períodos de chuva são extremamente necessários e devem ser providenciados pelo síndico do condomínio. Final de ano, início e fim de verão são os momentos cruciais e mais preocupantes, necessitando, por isso, de mais atenção.

Alguns problemas como infiltrações, alagamentos, entupimentos de esgoto e calhas são preocupações que esses períodos de chuvas podem trazer para o síndico. Optar pela prevenção e se preparar para esses momentos são medidas que precisam ser adotadas para evitar que essas questões evoluam.

Neste artigo, você vai saber os principais cuidados a serem tomados nos períodos de chuva. Continue a leitura e confira!

Quais são os principais cuidados nos períodos de chuva para evitar transtornos?

O ideal é proceder com manutenções regulares e sempre que forem necessárias, mas é fundamental que, quando se aproximarem os períodos mais conhecidos do ano por ocorrerem muitas chuvas — mais precisamente entre dezembro e final de abril —, sejam adotadas medidas de prevenção. Veja o que deve ser feito:

  • realizar a limpeza de ralos, grelhas e calhas em locais como o subsolo, o térreo e o topo do prédio;
  • proceder com manutenções periódicas no sistema elétrico;
  • verificar pontos suscetíveis a infiltrações ou vazamentos nas garagens;
  • observar as árvores e verificar se estão saudáveis, assim como solicitar que sejam realizadas as devidas podas — acionar a prefeitura sempre que for observado o risco de queda;
  • testar o sistema de iluminação de emergência, procedendo com uma revisão de lâmpadas e, dependendo do caso, providenciar a troca;
  • checar o sistema de segurança abastecido pelo gerador, em caso de faltar energia elétrica;
  • em dias de chuvas intensas, se puder, evitar o uso do elevador do prédio e dar preferência às escadas. Dessa forma, é possível evitar situações nas quais algumas pessoas possam ficar presas por algum tempo;
  • fazer a manutenção do para-raios do prédio.

Quais são as principais medidas de segurança em tempos de chuva?

Alguns setores do condomínio requerem uma atenção ainda maior, como os elevadores, a iluminação das áreas comuns e a portaria. Confira, então, algumas medidas de segurança para esses locais.

Elevadores

Nos períodos de muitas chuvas, em que a falta de energia elétrica é frequente, os cuidados com os elevadores do condomínio devem ser ostensivos. A primeira coisa a se fazer é não descuidar das manutenções que precisam se manter em dia. O síndico deve se atentar a qualquer sinal de problema que surja com esses equipamentos.

Dessa forma, qualquer questão poderá ser resolvida rapidamente, sem nenhuma consequência para os moradores e para os funcionários do condomínio.

Iluminação de emergência

Esse é outro ponto que merece atenção, uma vez que a iluminação é essencial para a segurança do condomínio. Sendo assim, é essencial a verificação das condições das lâmpadas — se precisam ou não ser trocadas.

Como visto neste conteúdo, é fundamental que o condomínio tome os devidos cuidados nos períodos de chuva, colocando em prática algumas medidas de prevenção. Assim, todos os envolvidos se sentem mais seguros e protegidos.

Achou o post interessante? Siga-nos nas redes sociais e tenha acesso a outros conteúdos tão relevantes quanto este!

Você também pode gostar

Deixe um comentário