Como escolher a empresa de administração de condomínios?

como-escolher-a-empresa-de-administracao-de-condominios
6 minutos para ler

A gestão de um prédio exige diversas habilidades que, muitas vezes, uma só pessoa é incapaz de realizar. São distintas necessidades, como cuidados tributários, controle dos custos, funcionários e, até, manutenção da estrutura. Por mais dedicado que um síndico seja, é difícil administrar com eficiência tantas tarefas. Então, o que fazer? Como escolher a empresa de administração de condomínios?

Não é novidade que muitos empreendimentos contratem uma empresa de administração de condomínios. Esse tipo de serviço oferece auxílio profissional para as diferentes questões que envolvem a rotina do prédio, principalmente, as burocráticas. Contudo, encontrar a empresa ideal é um processo que exige cuidado.

Por isso, juntamos, neste texto, as principais dicas para escolher o serviço certo para o seu condomínio. Confira!

Quais são as vantagens de contar com uma empresa de administração de condomínio?

Uma empresa especializada na gestão de condomínios oferece algumas vantagens bem interessantes para a rotina. Separamos dois benefícios fundamentais desse serviço. Confira!

Contabilidade

As obrigações contábeis são bastante burocráticas e muito comuns para as empresas. No entanto, os condomínios não estão livres delas. São cuidados com impostos, pagamentos de funcionários e serviços que precisam de uma atenção especial. Os gastos devem estar em dia, e todo o dinheiro arrecadado precisa ser organizado de maneira responsável.

A contratação de uma empresa especializada oferece ferramentas para melhorar o controle de pagamentos e recebimentos, além de manter todas as datas em dia. Ajudando para que o condomínio esteja mais organizado e sem exposição a multas ou inadimplência.

Departamento pessoal

Uma das grandes vantagens de ter uma empresa administradora de condomínio é como ela oferece um trabalho de departamento pessoal muito competente. A contratação de funcionários próprios envolve muitas burocracias e documentações que esse tipo de empresa domina. As administradoras sabem exatamente como orientar e auxiliar o síndico na hora da contratação e na permanência do colaborador.

O que observar na escolha da empresa de condomínios?

Até agora, explicamos algumas das principais vantagens que esse serviço oferece para o condomínio. É evidente que essas empresas são muito importantes para lidar com os diferentes processos de gestão, principalmente, os relacionados às finanças e condução dos colaboradores. Mas como escolher a ideal para o seu prédio? Veja a seguir.  

Relevância no mercado

Não há como negar que a busca por qualquer serviço necessita de uma pesquisa prévia sobre a empresa. A não ser que você já a conheça, é muito difícil ir às cegas para contratar. No caso de uma administradora de condomínios, esse processo exigirá foco por parte do contratante, já que existem várias e é preciso analisar qual atende a necessidade do prédio. A partir daí, começar a vasculhar as experiências dos outros consumidores.

Nós da Embracon, por exemplo, temos mais de 29 anos de mercado, atendemos diversos condomínios com diferentes características.

Condições de contrato

O contrato é uma parte bastante complicada para a maioria das contratações. Ali, estão cláusulas e definições que, se não lidas direito, podem gerar dor de cabeça para as partes. Mesmo que se possa cancelar, ainda há o risco de multas. Nesse sentido, o cuidado é redobrado com uma leitura não só por parte do síndico, mas também de um advogado.

E deve-se prestar atenção na forma de pagamento estabelecida no contrato. Verifique se ela é fixa ou percentual sobre a receita final; também avalie as multas, responsabilização por erros, gastos, a forma de prestação de contas e a rescisão.

Cobertura de suporte

Outro ponto fundamental é avaliar como funciona o atendimento da empresa. Principalmente no que se refere ao suporte, é preciso investigar o que a empresa oferece. Existem algumas perguntas que podem ajudar nesse momento:

  • qual é o nível de entrega dos serviços;
  • qual é a qualificação dos profissionais;
  • qual é o nível de personalização;
  • entre outros.

Tecnologias oferecidas

As ferramentas tecnológicas são inevitáveis. Elas oferecem maior agilidade e produtividade para a execução de tarefas e podem melhorar, e muito, a eficiência da gestão. Por conta de todos esses benefícios, é fundamental que um dos critérios para a contratação seja uma empresa que ofereça acesso a essas ferramentas.

A Embracon, inclusive, tem algumas possibilidades tecnológicas, como um aplicativo próprio em que o síndico ou zelador pode fazer as leituras de água de forma automatizada, os condôminos podem fazer a reserva de áreas comuns, registrar chamados, participar de assembleias virtuais, falar direto com a administradora e muito mais!

Atenção ao custo-benefício

Por fim, esse é um detalhe que dificilmente será deixado de lado, mas queremos reforçar a importância de analisar o custo-benefício. A qualidade e o tipo de serviço oferecido devem estar em equilíbrio com o que é cobrado pela empresa. Esse é um fator que precisa de uma análise profunda, já que será preciso examinar muitas companhias.

Afinal, existe um mercado extenso, centenas de serviços e é preciso prestar atenção nas diferenciações de preço, principalmente, quando há semelhanças. É fundamental olhar o que há de distinto e como isso pode beneficiar o seu condomínio. Além disso, cuidado para não escolher uma empresa apenas pelo valor baixo — custos acima da média são ruins, mas valores muito baixos merecem atenção.

Ao longo deste texto, falamos sobre o que avaliar na hora de escolher a empresa de administração de condomínios. Como comentamos, é importante atenção à reputação, ao tipo de serviço oferecido (é essencial que seja personalizado para o seu negócio) e o uso de tecnologia. Essas são características fundamentais para ter maior qualidade nos seus resultados.

Não é à toa que nós da Embracon nos esforçamos para ter esses e muitos outros atributos de modo a oferecer aos nossos clientes o melhor quando o assunto é administração de condomínios. Temos 1.600 profissionais diretos para buscar as melhores soluções.

Ficou interessado em saber mais? Não perca tempo e conheça a Embracon!

Você também pode gostar

Deixe um comentário