5 tecnologias que serão o novo normal dos condomínios

7 minutos para ler

O isolamento social causado pelo avanço do novo coronavírus fez com que muitos síndicos encontrassem maneiras alternativas para dar continuidade nas suas rotinas, gerando o novo normal dos condomínios. Sem dúvidas, a tecnologia foi a principal aliada para enfrentar esse momento.

Pensando nisso, separamos as 5 tecnologias que serão o novo normal dos condomínios, e que estão auxiliando síndicos a manterem a dinâmica condominial de maneira muito mais segura e também eficiente. Confira!

Portaria Remota

A portaria remota é uma das tecnologias que têm ajudado muitos síndicos a manter a segurança dos condomínios durante a pandemia. Rosemari Souza da Silva é síndica profissional em Florianópolis e contou em umas das Lives no Intagram da Embracon Condomínios, sobre como a Portaria Remota da Embracon lhe deu mais tranquilidade na gestão. De acordo com Rosemari: “Se eu não tivesse a Portaria Remota da Embracon nos condomínios que eu administro, estaria muito preocupada com o transporte e a segurança dos profissionais”.

As tecnologias que integram a Portaria Remota garantem que o condomínio nunca ficará sem o controle de acesso e o monitoramento via CFTV (Circuito Fechado de Televisão). Pois todos os procedimentos de segurança são feitos de forma remota, aumentando a segurança dos profissionais e dos condôminos.

Contudo, junto com as medidas de prevenção contra o coronavírus surgiu a necessidade de evitar o toque em superfícies que possam estar contaminadas. Confira a seguir duas tecnologias que funcionam junto com a Portaria Remota Embracon e, por outro lado, diminuem as possibilidades de contágio da doença no condomínio.

Chave virtual

Através de um aplicativo e um dispositivo nas portas ou catracas do condomínio, os celulares e tablets podem assumir também a função de chave.

A chave virtual permite realizar o acesso ao condomínio sem a necessidade de contato com interfones ou leitores biométricos, que concentram uma grande chance de contaminação. Ao chegar na porta, basta abrir o aplicativo e clicar na chave virtual para que o acesso seja liberado.

O condômino pode utilizar o aplicativo também para enviar convites através do número do celular ou e-mail. Mas vale lembrar que, neste momento, as visitas de familiares, amigos e prestadores de serviço não são indicadas.

O síndico pode acompanhar o uso do dispositivo identificando as chaves emitidas e utilizadas por meio de relatórios. De tal forma que tudo isso seja rápido e prático.

Leitor Facial

O leitor facial é outro dispositivo de acesso ao condomínio que reduz o contato com superfícies e aumenta consideravelmente a segurança.

Um dos métodos utilizado por algumas quadrilhas para invadir condomínios residenciais e corporativos é tentar se passar por um morador ou um funcionário do local. Porém, a instalação do sistema impossibilita a fraude. A biometria facial possui peculiaridades únicas e o sistema identifica as características da face de cada pessoa cadastrada, para que a entrada no ambiente seja liberada apenas para quem estiver autorizado. Contudo com essa tecnologia, pessoas não identificadas só conseguem acesso ao condomínio após passar pelos procedimentos de reconhecimento e autorização realizados pela Central 24h.

Outro fator que ocorre com frequência nos condomínios é a rotatividade de profissionais gerada por férias, faltas ou trocas de turno. Com o intuito de evitar inconvenientes, o síndico pode confirmar com a Central 24h as pessoas autorizadas para acesso ao condomínio em dias e horários determinados.

Sobretudo além de trazer mais segurança aos dados e informações do condomínio, esse sistema tecnológico ainda contribui para a valorização do empreendimento.

Mural Digital

O Mural Digital Online é uma tecnologia que está ajudando muitos síndicos a se comunicar de forma ágil e eficaz com os condôminos durante a pandemia. Assim o monitor que pode ser fixado em elevadores e no hall de entrada dos condomínios, exibe uma programação de comunicados escolhidos pelo síndico e pode gerar receita para o condomínio com a exibição de anúncios locais.

De antemão, a maior facilidade que a tecnologia proporciona para o síndico é a possibilidade de inserir novos comunicados em até 24h sem precisar se deslocar até o condomínio. Eventualmente quando desejar inserir um novo comunicado, o síndico envia um WhatsApp com a solicitação e em até 24h uma equipe especializada cria a arte, aprova com o síndico e insere na programação.

Do mesmo modo, o espaço também pode ser utilizado pelo síndico para divulgar as melhorias realizadas, dando visibilidade para o seu trabalho que muitas vezes pode passar despercebido. Pois esse tipo de ação aproxima os condôminos das atividades do síndico contribuindo para a permanência na gestão.

Portanto para o síndico Sérgio Machado Faust a principal vantagem do Mural Digital é a agilidade. “O Mural Digital é uma ferramenta imediata para entrar em contato com os condôminos. Em poucos minutos faço chegar a todos o recado necessário. Gosto da eficiência e qualidade do material que sempre passa pela minha validação e aprovação antes de ser veiculado. Nota 10”.

Receita Garantida

A Receita Garantida é outra solução que tem auxiliado muito os síndicos durante a crise.  Em momentos como o que estamos vivendo agora, muitos condôminos estão desempregados ou com a renda reduzida, impactando diretamente no atraso ou ausência de pagamento da taxa condominial. Com o caixa do condomínio comprometido, o síndico pode ter problemas para manter serviços essenciais.

Contar com uma empresa especialista em cobrança dá ao síndico muito mais tranquilidade na gestão, já que o valor da taxa condominial está garantido todos os meses e a inadimplência passa a ser um problema da empresa garantidora.

Veja abaixo os principais benefícios da Receita Garantida:

  • Valor das taxas na conta do condomínio todos os meses;
     
  • O síndico não precisa cobrar os condôminos inadimplentes;

  • O síndico tem segurança para realizar o planejamento de Fluxo de Caixa contando com as datas e valores integrais das taxas condominiais;

  • Uma empresa especializada assume as dívidas e faz as cobranças;

  • Uma empresa especializada assume a responsabilidade legal com trâmites jurídicos ou possíveis adiantamentos judiciais;

  • Além dos benefícios acima, o condomínio ainda passa a contar com apoio jurídico.

Então agora que você conhece as 5 tecnologias que serão o novo normal dos condomínios para otimizar a sua gestão em tempos de crise, vamos te dar a melhor notícia: tudo isso você encontra na Embracon Condomínios. Ficou interessado? Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas via site  www.embraconcondominios.com.br ou whatsapp  800 750 5563.

Se você gostou deste conteúdo e quer mais dicas sobre o tema, aproveite para ver como fazer a gestão profissional de condomínios e obter sucesso?

Você também pode gostar

Deixe um comentário